sexta-feira, 8 de julho de 2016

Perigosas Armas dos Quadrinhos: Caixas Maternas



        “Uma arma que dará origem a equipe mais poderosa de todas hqs”
                                                                                           Comic´s Piece
                     Fala galera! Sejam bem-vindos novamente ao nosso blog para ver uma incrível matéria nossa. E hoje nós vamos de uma das armas perigosas dos quadrinhos mais comentadas atualmente, a qual você as viu na versão estendida do filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça, elas são as Caixas Maternas.
                        Mas o que são elas? Quando elas foram criadas? O que elas fazem? Isso e muitas outras perguntas serão respondidas aqui em nosso blog.
                        1-    Origem:
 
                 O desenhista e roteirista Jack Kirby, junto com Joe Simon, criou o Capitão América e chegou a substituir Will Eisner desenhando Spirit no período em que seu criador estava servindo ao exército. Kirby, aliado a Stan Lee, foi co-criador de Hulk, X-Men, Thor e Surfista Prateado e muitos outros. Na década de 70, foi para a DC Comics e criou Os Novos Deuses.
                  Na mitologia criada por Kirby, há dois planetas vizinhos habitados por seres superpoderosos. Nova Gênese é uma utopia guiada pelo Pai Celestial, onde seus cidadãos convivem harmoniosamente entre si e com a natureza. Apokolips é uma distopia comandada pelo tirano Darkseid. Um planeta industrial, fétido e cruel, onde a população é dividida em classes estacionárias e a maior parte é constituída por escravos. Desde que tomaram conhecimento um do outro, os dois planetas iniciaram uma guerra. 

                    Ambos, a seu modo, possuem uma tecnologia altamente evoluída, sintetizada especialmente por dispositivos chamados carinhosamente de Caixas Maternas. Criadas pelo cientista Himon usando o Elemento X (coisa de história em quadrinhos da década de 60), as Caixas Maternas são mais que máquinas. Caixas Maternas são computadores vivos. Não precisam ser necessariamente no formato de caixa, podendo ser parte dos circuitos de uma roupa, por exemplo.
                       Podem transferir energia de um lugar para outro, controlar o estado mental do usuário, se comunicar telepaticamente, tomar o controle de outras máquinas ou prover condições de vida em ambiente remotos, como o espaço sideral.
                     No mundo utópico da Nova Gênese elas teriam como função não deixar que ninguém fique doente, aliviar todas as nossas angústias (nos tirando a dependência de tarjas pretas), não precisaríamos comprar comidas ou roupas, a caixa nos proveria tudo.
                         Já na distopia industrial de Apokolips os seres seriam dependentes delas para tudo, se tornando escravos da caixa, uma caixa orgânica sem nenhuma vontade própria, neste mundo ela é chamada de Caixa Paterna. Este planeta é regido por Darkseid.

                        2-    O que elas podem fazer: 
 
                      Segundo o  dicionário da DC Comics, a caixa materna é um computador vivo que possui inúmeras funções, acredita-se que há mais funções que as já exploradas. Entre elas podemos citar:rearranjar moléculas orgânicas ou inorgânicas, exercer influência sobre os sentimentos do usuário, Podem fazer cálculos matemáticos, produzir ou absorver energia, se comunicar com outras pessoas e criar túneis de transporte capazes de levar a qualquer ponto do universo, poderes de cura, permitir a sobrevivência em ambientes hostis e controles de máquinas. 

               Conhecidos pela física e pelos fãs do filme Donnie Darko como ‘buracos de minhoca’, na mitologia dos Novos Deuses, estes portais são chamados de Túneis de Explosão.
                 3-    Quem já as utilizou:

               As Caixas Maternas já tiveram muitos usuários, dentre eles podemos destacar:
A-   O Capitão Marvel, que depois veio a ser chamado de Shazam;
B-   Superman, para ir atrás do Apocalipse quando o mesmo renasceu em Apokolips;
C-   Homem de Ferro, pasmem os senhores , em uma série de cross over entre DC e Marvel;
D-   O Besouro Azul;
E-   Ares, Deus da Guerra também foi um usuário;
F-   Batman já utilizou;
G-   Starman.

[       4-    Mídias:
4.1- Séries animadas:
A- Liga da Justiça: Sem Limites: Apareceu na Liga da Justiça no episódio Crepúscuplo aonde os membros da liga solicitam ajuda aos novos deuses para combater Darkseid. 

B- Justiça Jovem:Na justiça jovem há duas aparições: no episódio Desorientados que uma gangue intergaláctica está utilizando para roubar ouro subterrâneo, e no episódio The Hunt, que não sei se chegou ao Brasil, Lex Luthor usa uma Caixa Paterna (versão de Apokolips) para enviar um grupo de volta a 1ª guerra mundial para resgatar alguns vilões do passado.
C- Batman Beyonde: Na série Batman do Futuro, em um crossover com a Liga da Justiça Sem Limites, que a caixa é utilizada para auxiliar alguns alienígenas a voltar para sua terra.
      4.2- Filmes animados:
A- Superman/Batman: Apocalypse: A serie que aparece a Supergirl. A caixa é utilizada para resgata-la de Apokolips e depois enviar Darkseid para o espaço profundo.
B- Liga da Justiça: Guerra: O filme que trás a origem da Liga da Justiça dos Novos 52. O Batman está seguindo o rastro de uma série de sequestros e no meio da investigação encontra o Lanterna Verde, Superman e a tal da caixa. Na animação a caixa é responsável diretamente pela criação do ciborgue e fundamental na luta contra o Darkseid.
          4.3- Filmes:
               Em Batman vs Superman, as Caixas Maternas são usadas na criação do Ciborgue.

               Nos quadrinhos, Ciborgue foi originalmente criado com tecnologia experimental desenvolvida pelo seu pai nos Laboratórios STAR. Na origem revisada da cronologia dos Novos 52, porém, que tem inspirado bastante os filmes da DC (como na origem da Mulher-Maravilha que deve ser usada no cinema), o elemento das caixas maternas foi incorporado: o pai de Vic manipula uma dessas caixas (trazida depois que Superman encontra um parademônio de Apokolips), que explode nos Laboratórios STAR e destrói quase todo o corpo de Vic. Para reconstruir o filho, o cientista acaba usando a tecnologia dos Novos Deuses, combinada com próteses e nanotecnologia, para transformá-lo em Ciborgue.

                Pelo trecho do nascimento de Ciborgue mostrado em BvS, essa cena parece ter sido traduzida com certa fidelidade dos quadrinhos da Liga nos Novos 52: Vic está à beira da morte e seu pai apela ao último recurso, a caixa materna, para tentar mantê-lo vivo.
              Uma caixa materna só pode ser construída em Nova Gênese ou em Apokolips, e se comunicam por um barulho de sino similar ao "ding ding ding" feito por Lex Luthor no fim de Batman vs Superman. Esse era o primeiro indício de que o personagem tomou conhecimento da tecnologia alienígena - o que terminou comprovado pela cena deletada depois.
                 De qualquer forma, temos ao final de Batman vs Superman o prenúncio de uma invasão alienígena; desde sempre, Darkseid sempre teve como objetivo tomar a Terra para si. Mas no primeiro filme da Liga que está a procura da Caixas Maternas é o Lobo da Estepe, o tio de Darkseid e  lidera o exército de Apokolips.
                                          O barulho que o Lex Luthor imita é semelhante ao som das caixas

               E é só isso galera, gostaram d a matéria? Como vocês acham que as Caixas Maternas serão utilizadas no próximo filme da Liga? Comente aí, curta nossa página no facebook e nosso blog. Espere por mais matérias nesse blog, e até mais!
Veja nossas teorias sobre quem morrerá em Esquadrão Suicida em:http://comicspiece.blogspot.com.br/2016/07/teorias-cp-quais-serao-os-personagens.html

Curta nossa página em:https://www.facebook.com/comicspiece


Nenhum comentário:

Postar um comentário