segunda-feira, 6 de junho de 2016

Perigosas Armas dos Quadrinhos: Lançador de teias do Homem-Aranha

“ Se o coração do Peter Parker está em Mary Jane, o do Homem-Aranha está em suas teias!”
                                                                                                 Comic´s Piece

                       Fala galera, tudo bem com vocês? Não sei se vocês perceberam, mas eu ultimamente estou com o maior love pelo maior amigo nosso da vizinhança. E por isso eu resolvi deixar a matéria do Vibranium de lado, e corri para descrever de um dos objetos mais odiados do Homem-Aranha, o seu lançador de teias.

1-   Homem-Aranha:

                Assim que Peter Parker foi picado por uma aranha, percebeu que havia se transformando em uma espécie de aranha humana. Deste momento em diante ele lutaria contra o crime de Nova York, porém, ele notou que não seria nada sem o mais importante: a capacidade de tecer teias.
Organicamente falando, para o Homem-Aranha ter a mesma capacidade da aranha, ele precisaria possuir glândulas sericíferas que seriam capazes de secretar um tipo de proteína em estado líquido. Quando a proteína entrasse em contato no ar se solidificaria e a partir de então começaria a tecer sua teia. Aqui que está o problema, não seria possível “lançar” ou “atirar” teia.

                 Dessa forma, como tais características de aranha não foram concedidas a Peter – diferente do que acontece nos primeiros filmes do Aranha, onde em Peter nasce a capacidade de tecer teias em seu pulso, o que cientificamente é ilógico – Peter decidiu usar suas habilidades cientificas e sua mente promissora para encontrar a solução.

2-   História:

                       Depois de ter uma aranha radiotiva mordê-lo, e injetar seu veneno irradiado em sua corrente sanguínea, e dar-lhe os seus poderes no instante de sua própria morte, Peter Benjamin Parker percebeu que tinha, com efeito, tornar-se uma aranha humana - a Spider-Man. Ele decidiu que o Homem-Aranha não era nada sem uma teia, e assim inventou os dispositivos usado no pulso que ele chamava de seu "web-atiradores.”  
                     Inicialmente concebido para serem ferramentas do trabalho de dublês profissionais, que ele tinha inicialmente criado para perseguir bandidos, eles se tornaram suas principais armas como um aventureiro, uma vez que depois de ele acreditar que ele poderia ter impedido o assassinato de seu tio (Benjamin Parker). Ele abandonam de forma relutantes, suas ambições profissionais em favor do trabalho não remunerado, o combate ao crime, que ele persegue no princípio de que "com grande poder, também deve haver sempre uma grande responsabilidade."

                    Os dispositivos permaneceram os mesmos durante a maior parte da carreira de Homem-Aranha. Quando ele foi transformado em orgânicos web-atiradores, Peter modificou seus mecânicos web-atiradores em pulseiras para Mary Jane Watson para se vestir. No entanto, isso parece ter sido retconned após os acontecimentos de One More Day e novo dia. Ben Reilly usou modificações deste, que ele usava fora dos pulsos de manoplas do traje e permitiu-lhe para disparar outros projéteis web-like. A Garota-Aranha veste suas próprias versões dos web-atiradores.

                 Uma das poucas modificações Spider-Man dos web-atiradores foi a luz, que começa a piscar e deixa o Spider saber quando ela está prestes a esgotar-se de fluido web um LED vermelho.  Outra atualização é um pequeno lançador na parte de trás da mão, o que lhe permite disparar seus aranha-traçadores .Nos últimos anos, ele tem modificado os atiradores para disparar sobre o comando de voz. 
3-   Estrutura:

                 Tal lançador possui controladores, disparador, bateria e o mais importante um fluído muito similar e bem resistente assim como uma teia de aranha.
                  Depois de produzir o fluído, Peter acondiciona ele em pequenos cartuchos que ficam localizados em braceletes, sob o uniforme, nos seus pulsos. Acoplado ao bracelete com cartuchos está o disparador, que é ativado sempre que Parker pressiona um botão localizado na palma de sua mão.

                O lançador de teias é extremamente eficiente, e ainda possui um chip-controlador que permite ao Homem-Aranha definir a forma da sua teia. Ao longo dos quadrinhos já foi possível ver a “teia” ser expelida como uma corda firme e resistente, uma rede, um spraypara tecer armadilhas, líquido adesivo e pequenas bolas de teia resistentes.
                    Uma das maiores ironias do Homem-Aranha, Peter Parker, é que o fluído desenvolvido por ele seria capaz de deixá-lo rico, vendendo a patente para uma empresa. Entretanto ao fazer isso, teria como consequências a revelação da sua identidade secreta. Um dilema um tanto complicado, mas a verdade mesmo é que Peter quer ser o grande amigão da vizinhança acima de tudo.


                     Nos últimos filmes produzidos pela Sony, O Espetacular Homem-Aranha, Peter cria apenas o lançador e adapta uma tecnologia de teia já existente e criada pela OSCORP. Também diferente dos quadrinhos. Assim, até hoje, o Peter realmente nerd e inteligente, nunca foi retratado nos cinemas.
                 Obs: Vamos se com Tom Holland isso muda, porque em Guerra Civil ele já foi épico.

4-   Como funciona:
              O Homem-Aranha possuí dois lançadores de teia, um em cada pulso que ficam por baixo das luvas de seu traje. Os mecanismos principais do lançador são projetados a partir de aço inoxidável. Apenas os componentes da turbina para bombear a teia para fora que são feitos com outros materiais, incluindo: bloco de politetrafluoretileno – conhecido como teflon, âmbar e safira artificiais.

               “Parte principal do lançador de teia com o gatilho, lançador do fluído, compartimento da bateria e bracelete para cartuchos”.
                     A função da turbina é comprimir o fluído de teia e, em seguida, força-lo sob pressão através do orifício disparador e se solidifica com o ar ambiente. Uma vez disparado, a liberação do fluído é contínua até que Peter interrompa o processo, ou até que o “fio de teia” chegue ao seu limite.

                  Detalhes da turbina disparadora do fluído de teia.   
                    Para garantir que tenha uma quantidade eficiente de teia, cada pulso conta com um bracelete capaz de armazenar alguns cartuchos e, em algumas histórias, já foi revelado que Peter usa um cinto por baixo do uniforme, também repleto de cartuchos de teia – melhor precaver, do que remediar, ainda sim é comum os cartuchos de Peter acabarem.
                Nos cartuchos são armazenados os fluídos do qual a composição química é desconhecida – do contrário, alguém já teria produzido. O que se sabe é que os fluídos são pressurizados a aproximadamente 300 psi – pressão similar a uma locomotiva a vapor. Cada cartucho é perfurado assim que corretamente encaixado em suas posições no bracelete do lançador de teias.

                      O lançamento do fluído fica por conta de um dispositivo que se estende até o alto da palma da mão de Peter. O disparador é protegido com molas de aço, e para ativá-lo é necessário executar uma pressão de 65 libras sobre ele – sim, quase trinta quilos de pressão.
                   Como se não bastasse, Peter, claro, é preocupado e pensou em tudo, um dispositivo de segurança foi criado necessitando que seja executado um toque duplo sobre o botão disparador. Somente após isso então a teia finalmente é lançada – ainda bem, do contrário qualquer coisa que Peter segurasse dispararia a teia.

                     A tração da teia gerada pelo fluído já foi estimada por cerca de 120 libras por milímetro quadrado de sessão transversal – realmente resistente e forte. A extensão máxima da teia pode chegar até 2 quilômetros. E elas começam a se dissolver e dissipar após uma hora.
5-   Tipos de Teias:

5.1- Ice Webbing: foi criada especificamente para combater o Tocha Humana. Este cinto foi capaz de segurá-lo temporariamente, até que ele se concentrou em queimar esta em uma temperatura mais elevada. Spider-Man, posteriormente, descobriu que seu cinto padrão foi capaz de realizar o mesmo feito, embora de uma forma menos chamativo. Presumivelmente, é por isso que ele raramente utilizado esta variante.

5.2- Ácido Webbing: foi inventada depois de uma série de assassinatos, que levaram o Spider a William Baker, o Sandman. Peter inventou algumas teias especiais, misturada com ácido clorídrico, que pode dissolver os grânulos individuais do corpo do Sandman. Ela provou ser bem sucedida,  incapacitando-o, mas não o mata, pois Peter afirmou que ele não tinha certeza se qualquer coisa poderia realmente matá-lo. Porque o cinto parecia o mesmo de sua fórmula original, Peter colocou-o em um cartucho de verde em vez do cinza habitual.Ele também usou este tipo de cinto cedo, em seus encontros iniciais com o Rhino.

5.3- Taser Webbing: Gera uma corrente bioelétrica dentro de sua substância semi-líquida; Spider-Man pode usá-lo para atordoar temporariamente seus oponentes.

5.4- Impacto Webbing: são Web-Pellets, que após a libertação, impacta gavinhas a seduzir o alvo. Esta variante foi criado pela Ben Reilly.
5.5- Webbing magnética: é uma variação da web-fórmula original do Homem-Aranha, com partículas magnetizadas que irão interferir com quaisquer frequências de controle remoto.

5.6- Levam-Alinhado Webbing: é uma variação da web-fórmula original do Homem-Aranha, com propriedades de chumbo-like, permitindo que o Homem-Aranha possa conter, com segurança, materiais radioativos.
5.7- Chama Webbing: é útil contra simbiontes. Quando Spider-Man dispara, seus web-atiradores ejetam um solvente químico altamente comburente dos portos. Que explodem em chamas em cima do contato com o alvo pretendido, quando o aprisionam em líquido suficiente.

5.8- Sónico Disjuntores: é útil contra simbiontes, e por o rompimento de objetos não sólidos. Quando Spider-Man dispara, seus web-atiradores ejetam frequências sonoras condensadas na direção do que é destinado alvo.
5.9- Expansão Web-Foam: são teias que se transformam em espuma, uma vez que sai do web-cartucho. 

5.10- Micro-Coiled Z-Metal: são tiras metálicas semelhantes, que gera uma corrente bioelétrica, semelhante ao de um taser, para os adversários temporariamente de choque. Peter apelidou esta variante de "mata-mosquitos". 

5.11- Quick-secagem Web-cimento: Seca instantaneamente em contato com qualquer superfície, e é capaz de estabilizar as estruturas fracas.


6-   Curiosidades:

           6.1- Elas mataram Gwen Stacy:

          Uma das cenas mais emblemáticas em quadrinhos é a morte de Gwen Stacey, morta durante uma luta entre o Homem-Aranha e seu inimigo, o Duende Verde, quando Gwen é arremessada em cima da ponte dp Brooklyn. Enquanto o Goblin pode ter jogado Gwen para fora da ponte, é uma teia do Spider que pode ter sido responsável pela morte em análise posterior do evento.

            Nos quadrinhos originais, Peter dispara uma teia para baixo, para poder pegar Gwen e impedir sua queda. Mas a súbita paragem da teia faz com que o som de um 'SWiK' nos quadrinhos, o que foi interpretado como estalar o pescoço de Gwen (que foi bem retratada em The Amazing Spider-Man 2), bem como, e em retellings subsequentes da história onde Peter revelou sua culpa no evento e como ele deseja que ele pudesse refazer esse momento para evitar o uso da teia e salvar a vida de Gwen por pegá-la sem o uso destas.
              6.2- As teias se dissolvem depois de uma hora:

                 Considerando a frequência com que o Homem-Aranha solta suas teias não só em criminosos, mas também no seu inimigo de longa data J. Jonah Jameson, alguns fãs do personagem podem se perguntar como as pessoas lidam com as consequências de sua teia. As teias são difíceis de limpar, no momento, então um pouco destas para a boca podem potencialmente levar a um desastre se ela não pode ser removido.
                   Felizmente, na criação do personagem, Stan Lee pensou nisso. De acordo com os quadrinhos, teias do Homem-Aranha foram projetadas para dissolver completamente depois de uma hora, sem deixar danos permanentes aos edifícios ou pessoas que já foram capturados no seu caminho.  Se não fosse por isso, já pensou quantas teias haveriam em Nova York?
                6.3- James Cameron pensou nas teias orgânicas:

                 Não foi Sam Raimi que pensou nas teias orgânicas para a primeira trilogia do Homem-Aranha nos cinemas. Antes de este assumir o comando desses filmes, o diretor de Avatar e o Exterminador do Futuro 1 e 2, James Cameron era quem comandava este projeto (a qual tinha Leonardo DiCaprio como possível Peter). Veja mais disto em nossa “ 15 Curiosidades do Homem-Aranha”.

                      Enfim, este diretor foi quem teve a ideia de as teias serem orgânicas, o que é cientificamente impossível.
                6.4- O intelecto de Peter:

               Stan Lee explicou a razão pela qual ele queria que Peter inventasse suas próprias teias, ao invés de simplesmente ser dotado delas (que nem Tobey Maguire fazia), era porque ele queria mostrar a capacidade de Peter ser um herói inteligente e científico (de uma série sobre a responsabilidade de usar a energia de forma inteligente), Lee sentiu que foi importante para mostrar como Peter usa não apenas suas habilidades de aranha, mas também seu intelecto, para a proteção dos outros.
                  6.5- Elas param para o Hulk:

                De acordo com o Spider-Man: The Ultimate Guide, teias do Homem-Aranha possuem uma resistência à tração de £ 120 por milímetro quadrado, e permitir-lhe um balanço de teia em mais de 120 milhas por hora. Na prática, os quadrinhos têm mostrado Spider-Man usando suas teias para se comparar a força do Hulk, e as teias são também à prova de fogo suficiente para suportar chamas do Tocha Humana em condições normais.
                          6.6- Teias orgânicas nos quadrinhos:

                  Em um crossover de quadrinhos de 2004 entre o Homem-Aranha e Capitão América, Homem-Aranha é sequestrado por uma mulher do passado de Steve, conhecida como 'The Queen', que tem uma série de poderes de aranha semelhantes à de Peter. Em um ponto, A Rainha beija Spider-Man, o que faz com que ele se transforme em uma aranha gigante. Eventualmente, a parte de trás das rachaduras aranha abre e Peter emerge ileso de dentro, mas com uma nova marca, teias orgânicas.

                    As poucas elas saíram sem a menor explicação, e todas sabem que elas só existiram para acompanhar o Homem-Aranha de Tobey Maguire.

                        6.7- Realidade:

                 Considerando a popularidade do Spider-Man, não é nenhuma surpresa que um grande número de fãs do personagem tentem recriar sua arma assinatura. Estas tentativas têm variado em armas líquidos para a polícia usar em criminosos prenderem seus inimigos, para abordagens menos tradicionais, que apresentam armas montado no pulso.

                      One 'atirador teia', criado pelo técnico de laboratório alemão Patrick Priebe, funciona como um jogo de tiro teia tradicional, mas em vez disso dispara pequenas pelotas e um pequeno arpão ligado ao atirador web com uma linha de fio de pesca. Criação de Priebe ainda vem com um laser guia para apontar com o que, considerando a sua invenção para disparar projéteis, e é provavelmente uma boa maneira de evitar acidentalmente bater sua própria palma da mão ou dedos.
                   6.8- Erro de James Cameron e Sam Raimi:

              Biologicamente, as aranhas não soltam suas teias pelos seus punhos, e sim pelo seu abdômen (perto da bunda cara). Ou seja, esse foi um dos motivos para as teias do Peter não serem orgânicas, pois não seria uma boa viagem para se vender.


                       6.9- Comando de voz especializados:

                 A Barrage Web dispara automaticamente várias balas web em rápida sucessão. Se as palavras "spread total" são adicionados, o intervalo das balas web aumentaria. 
                E a Wide Web instantaneamente dispara de uma grande quantidade de teia, na forma de um líquido.
              Recoil Strand faz com que o cinto dispare a teia a um destinado alvo, e bate e volte na direção dos web-atiradores.


                         E é só isso galera! Gostaram da nossa matéria? Querem saber mais coisas do Homem-Aranha? E que tal a matéria do Vibranium, querem? Comentem aí, curtam nossa página do facebook e nosso blog.  Espere por nossa análise de Warcraft e até mais.


Curta nossa página em:https://www.facebook.com/comicspiece


2 comentários: