domingo, 25 de setembro de 2016

Produções baseadas em quadrinhos que quase aconteceram: Batman: Triunfante


“Poderia ter sido um perdão muito louco de Joel Schumacher, do filme Batman e Robin, mas que nunca aconteceu!”
                                                                                                  Comic´s Piece



             Fala galera! Tudo bem com vocês? Com certeza a maioria de vocês (principalmente amadores do Batman), se não todos, já viram o pior filme do Batman (se é que se pode chamar aquilo de Batman) de todos os tempos, Batman e Robin.
            Mas vocês sabiam que aquele filme horroroso tinha uma continuação? Mais, teríamos a volta do Coringa de Jack Nicholson junto com uma Arlequina? E que tal Nicolas Cage no filme?

              Mas por que então ele não aconteceu? Qual a história dele? Quem seriam os novos personagens do filme? Seria sombrio ou novamente um tom comédia? Veja agora essas respostas em mais uma matéria inédita nossa.


                 Batman- Triunfante:

                 1-    Roteiro:

                       O roteiro previa dois vilões que odiavam aspectos diferentes do Batman. O brilhante e satânico Professor Jonathan Crane/Espantalho possuiria uma vingança pessoal contra Bruce Wayne, enquanto Arlequina desprezaria o Homem Morcego. Arlequina, que seria uma sádica fabricante de brinquedos com um estranho senso de humor, estava cotada para ser a filha do Coringa, que entraria numa cruzada de vingança após Batman ter derrotado – e, consequentemente, matado – seu pai no filme de 1989 do Tim Burton. Eventualmente, Crane iria descobrir a identidade secreta do Batman e os dois vilões iriam se unir para levar Bruce Wayne à insanidade e enviá-lo para o Asilo Arkham.
                       Durante os Anos 2000, muito foi comentado sobre esse roteiro, e 90% do que era dito não passava de pura e simples especulação. Mas a matéria do Hollywood Reporter trouxe uma nova informação curiosa: no clímax do filme, Batman seria afetado pela toxina do medo do Espantalho e teria uma alucinação onde ele seria julgado pelos vilões dos filmes anteriores, interpretados pelos mesmos atores que deram vida aos vilões no passado.            
                          
                    Eventualmente, o Robin de Chris O’Donnell ajudaria Batman na batalha final. Mais tarde, Bruce Wayne viajaria para Bali, onde acabaria entrando numa caverna de morcegos. A última cena do filme seria Bruce adentrando a caverna, com vários morcegos voando ao redor dele.

                   A ideia, segundo o roteirista, era trazer um pouco daquele ar sombrio do Batman dos filmes de Burton. E segundo os que leram o roteiro (que está engavetado nos escritórios da Warner), ele conseguiu um mix do Batman de 1989 e do ar mais lúdico de Batman Forever, dando uma continuidade efetiva aos filmes feitos até então.

            2-    Personagens novos:

 A-   Espantalho:

                 Quem Schumacher queria para viver o Espantalho? Na época eu estava conversando com Nicolas Cage para o papel. Para um quinto filme, implorei a WB para me deixar fazer O Cavaleiro das Trevas [de Frank Miller], mas eles queriam algo mais família, mais lúdico”. Ironicamente, se a produtora tivesse atendido ao pedido de Schumacher, talvez tivessem sucesso, visto que o diretor tem em sua carreira, excelentes filmes com uma temática mais sombria, como o terror premiado “Garotos Perdidos”, ou psicológica, como o suspense “O Cliente”.

            Outros atores era também cotados para este papel, como: Howard Stern, Steve Buscemi, Ewan McGregor, Jeff Goldbum e até mesmo John Travolta.

B-   Arlequina:

                Há diversos boatos sobre quem interpretaria Harleen Quinzel Napier no filme, mas os mais fortes sempre apontam para duas mulheres: Courtney Love; e a Madonna (sim, a cantora).

                       3-    Curiosidades:

            A-   Vilões antigos voltariam:

                Danny DeVito, Michelle Pfeiffer, Tommy Lee Jones, Jim Carrey, Uma Thurman, Arnold Schwarzenegger e até mesmo Jack Nicholson deveriam reprisar seus papéis como Pinguim, Mulher Gato, Duas Caras, Charada e Coringa, respectivamente.


B-   Piada Mortal e novo Robin:

           O filme tinha um script inicial onde Bárbara Gordon (novamente interpretada por Alicia Silverstone) levaria um tiro e ficaria paraplégica. Com isso, Dick iria sair da cidade, fazendo com que um novo Robin, Tim Drake, tomasse seu lugar (ignorando totalmente o Jason Todd).

C-   Batman: Arkham Knight:

             O interessante é que o recente jogo do Morcego, Batman: Arkham Knight, propositalmente ou não, bebe muito desse projeto incompleto de Joel Schumacher. No game, o vilão principal é o Espantalho – com uma participação importante da Arlequina -, e Batman é constantemente atormentado durante a história por alucinações envolvendo o Coringa. Pode ser apenas uma grande coincidência, mas é uma coincidência interessante de ser analisada.

D-   A volta de Jack Nicholson como Coringa:

           O mais interessante é que contratualmente, caso o projeto fosse adiante, Jack Nicholson teria que voltar ao papel, pois ele havia assinado em 1989 para dois filmes. Ao que parece, Tim Burton tinha em mente um direcionamento diferente para seus filmes, incluindo Dick Grayson ainda em Batman Returns, e usando o Duas Caras e o Coringa num terceiro filme.

E-   Morcego-Humano:
Cena cortada de "Batman Eternamente"

                Reza a lenda que o Morcego-Humano (que deveria ter aparecido na versão final de Batman:Eternamente) apareceria no filme e ele seria gerado a partir da luta de Robert Kirkland Langstrom contra o Espantalho aonde o mesmo o jogaria em uns produtos químicos que o transformaria no vilão usando-o como sub-vilão para lutar contra o Batman.
Cena cortada de "Batman Eternamente"


F-   Joel Schumacher implorou para fazer um filme sombrio:

                Joel Schumacher expressou vergonha sobre o resultado final de “Batman e Robin”, dizendo que foi vítima das pressões do estúdio por um filme menos sombrio para diversão familiar.  Segundo ele, ele pediu para fazer uma continuação desta merda com um tom muito mais sombrio e sério. Mas segundo ele.

           Inclusive, em outra declaração, Schumacher menciona que Darren Aronofski o procurou para pedir “conselhos” de como deveria realizar o filme. A réplica do diretor não poderia ser mais carregada de mágoa: “Eu não sei Darren, eu não posso te aconselhar em nada. Eu fui apenas uma ferramenta do Warner Bros. Studio para fabricar brinquedos. Meu objetivo era fazer um filme lúdico que pudesse agradar as crianças o suficiente para vender muito merchandise. Os filmes fazem centenas de milhões, mas brinquedos fazem bilhões… meu trabalho foi apenas proporcionar merchandising”.

                    Além deste projeto, ele interessava em fazer também filmes como “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (com o Morcego-Humano como vilão) e “Batman: Ano Um”.

4-    Por que não houve o filme:

                      E precisa responder essa pergunta? No entanto, quando Batman & Robin recebeu críticas negativas e não positivas como seus antecessores, a Warner Bros não tinha mais certeza sobre seus planos para o Batman Triuphant. O estúdio decidiu que era melhor supor um filme em live-action do Batman Beyond e uma adaptação da revista Batman: Ano Um de Frank Miller. A Warner então avançava um projeto com qualquer ideia lhes convinham mais. Schumacher sentiu que "devemos a cultura Batman de um filme realista. Eu iria voltar para o básico e fazer um retrato negro do "Cavaleiro das Trevas".

                 Ele se aproximou da Warner Bros para dirigir Batman: Year One, em meados de 1998, mas eles estavam mais interessados na contratação de Darren Aronofsky. Aronofsky e Frank Miller desenvolveram um roteiro de Year One com Aronofsky para dirigir, mas acabou sendo cancelado. Christopher Nolan acabou sendo contratado para dirigir o próximo filme do Batman em janeiro de 2003, resultando no Batman Begins (2005) que reiniciou a franquia.
 

              Talvez se este filme tivesse acontecido, Joel Schumacher poderia ter se desculpado com os fans pela desgraça de “Batman e Robin”, mas o filme não aconteceu, e nós conseguimos ver uma trilogia muito boa do Batman, dirigida por Christopher Nolan.

              E é isso galera, gostaram da matéria? Vocês acham que “Batman: Triunfante” seria bom? Ou vocês querem que essa matérias de produções que quase aconteceram parem de ser mensais e virem semanais? Comentem aí sua opinião, curta nossa página no facebook e nosso blog. Até mais!
Curta nosso blog em:https://www.facebook.com/comicspiece
Veja tudo sobre a super-heroína, Fogo, em:http://comicspiece.blogspot.com.br/2016/09/personagens-brasileiros-fogo.html

Um comentário:

  1. Uau,incrível como eu nunca fiquei sabendo disso. talvez eu esteja errado mas se eu não tivesse saído provavelmente seria o melhor filme feito pelo Joel Schumacher.

    ResponderExcluir