quarta-feira, 6 de julho de 2016

Personagens Roubados: Capitão Átomo



“Se engana quem acham que o Dr. Manhattan é o primeiro e único a ter o poder dos átomos em suas mãos!”
                                                                                          Comic´s Piece

                  Fala galera! Demorou um pouco, mas a primeira matéria do mês chegou, e com certeza ela não os deixará decepcionado.  Pois hoje eu falarei sobre um dos personagens mais roubados da DC, mas que o conhece, e os que o conhece, o desvalorizam. Ele é o Capitão Átomo! 

                 Então coloque seus cintos, peguem seus tranquilizantes e vamos ler mais uma incrível matéria deste poderoso personagem.
Nome do personagem:
Capitão Átomo
Nome real:
Nathaniel Cristopher Adam (Allen Adam na Charlton Comics)
Origem:
Estados Unidos da América
Parentes:
Angela Adam Eiling (esposa falecida), Peggy e Randy Eiling (filhos), Bette Sans Souci (ex-mulher)
Afiliações:
Liga da Justiça, Força Aérea dos Estados Unidos e exército do Monarca
Base de operações:
Móvel:
Editora de criação:
Charlton Comics
Atual editora:
Detective Comics (DC)
Criadores:
Joel Gill (história) e Steve Ditko (história e arte)
Criadores (versão atual)
Cary Bates (história), Greg Weisman (história) e Pat Broderick (arte)
Primeira aparição:
Space Adventures nº33 (março de 1960)
Primeira aparição (DC):
Captain Atom  nº1 (março de 1987)


1-   História:
1.1-       Pré-crise:

                   Na sua versão original, o Capitão Átomo era o alter ego de Allen Adam, um técnico que trabalhava num foguetão espacial experimental. Lançado acidentalmente para órbita com Adam a bordo, o foguetão explodiu ao reentrar na atmosfera terrestre, atomizando o seu desafortunado tripulante.

                    Inexplicavelmente, porém, Adam não só sobreviveu ao acidente como ganhou assombrosos superpoderes, os quais, entre outros prodígios, lhe permitiram reconstruir o seu corpo. Envergando um traje vermelho e dourado concebido para proteger da radiação que dele emanava quem dele se aproximava,  quando Adam se energizava, assumia um aspeto metalizado.
              Mais tarde, quando passou a estrelar o seu próprio título, o Capitão Átomo substituiu o traje vermelho e dourado por uma couraça metálica de cor prateada que permanecia oculta sob a sua pele até ele se energizar.



                           Entre março de 1960 e outubro de 1961, o Capitão Átomo foi publicado em Space Adventures (tendo feito a sua primeira aparição no número 33 da série), uma antologia de contos ilustrados de ficção científica. Após um interregno de quatro anos, em junho de 1965 a Charlton Comics republicou várias dessas histórias em Strange Suspense Stories, título entretanto renomeado de Captain Atom em dezembro de 1965. A partir dessa data, o herói teve direito a arcos de histórias maiores e aos supervilões da praxe, com o Dr. Spectro à cabeça. Antes, as suas aventuras tinham como pano de fundo invasões extraterrestres e temas da Guerra Fria como o combate à ameaça comunista.
 
                           Captain Atom seria cancelado em dezembro de 1967, ao cabo de 89 edições. Seguiram-se, entre 1975 e 1983, várias tentativas malsucedidas de relançamento da personagem por parte da Charlton que, em resultado de dificuldades financeiras, acabaria por fechar portas pouco tempo depois.
1.2-       Pós-crise/Biografia e história de publicação (DC):

                        Desde logo, a sua antiga identidade civil de Allen Adam deu lugar a Nathaniel Christopher Adam, já não um técnico espacial, mas agora um piloto da Força Aérea norte-americana durante a guerra do Vietnã.
                           Incriminado por um crime que não cometera, Adam fora sentenciado à morte em 1968. Em alternativa à execução, foi-lhe proposto que aceitasse participar no Projeto Capitão Átomo, um experimento militar ultrassecreto com ínfimas probabilidades de sobrevivência. A troco de um indulto presidencial, Adam acedeu a ser cobaia num teste à resistência de um metal de origem extraterrestre proveniente de uma espaçonave despenhada. Para esse efeito, foi colocado dentro de um casulo feito do referido metal e exposto a uma pequena explosão nuclear.

                        Aparentemente, tanto o casulo metálico como Adam foram desintegrados pela detonação. No entanto, Adam ressurgiu com o seu corpo totalmente revestido pelo metal alienígena. Este absorvia energia conferindo assim formidáveis poderes a Adam. Quando, porém era ultrapassado um determinado limite de absorção energética, Adam era lançado no futuro. Quão longe, dependia da quantidade de energia absorvida.
       Paralelamente, a simbiose de Adam com o metal extraterrestre permitia-lhe conectar-se ao campo quântico.
                            Com a mudança de inquilino na Casa Branca, a nova Administração não reconheceu a promessa de indulto feita pelo anterior presidente dos EUAa Nathaniel Adam. Até porque ele fora dado como morto durante a experiência militar. Em resultado disso, Adam foi chantageado por um seu superior a operar como agente governamental com o nome de código Capitão Átomo.

                     Quando, anos depois, Adam logrou finalmente limpar o seu nome, rebelou-se contra a tutela militar e passou a atuar como um super-herói. Não tardaria a tornar-se membro da Liga da Justiça, assumindo posteriormente o comando da sua filial europeia. 
                       Na atual realidade de Os Novos 52, a origem e o visual do Capitão Átomo foram retocados. Nathaniel Adam só  há poucos meses adquiriu as suas habilidades e ainda procura aprender a dominá-las com a ajuda do Dr. Megala e do Continuum. Decorrente desse facto, o mundo olha o novo herói com um misto de temor e desconfiança.
                 
                Não obstante, o Capitão Átomo usa as suas extraordinárias habilidades para salvar a Terra e os seus habitantes das tenebrosas ameaças que sobre eles pairam.
1.3-       Novos 52:

                       Após a reescrita da história devido ao Flashpoint evento, o mainstream DC Universe é alterado consideravelmente. Capitão Átomo é reintroduzido com poderes alterados, aparência e origem. Mas ele ainda é piloto USAF Nathaniel Adam.
                     Na nova realidade, Adam se voluntaria para participar de uma experiência, realizada por um centro de pesquisa chamado o Continuum. Nesta instalação, a pesquisa do Dr. Megala está focada no campo quântico e em "transferência dimensional através M Theory ". Adam é convidado a pilotar a embarcação de transferência dimensional pelo Dr. Megala, que agora é apresentado como um físico de partículas que trabalha fora do Colorado, mas aparentemente é atomizada durante o experimento. Logo depois, Adam reaparece, agora uma forma de vida baseada em energia. 

                        De acordo com Dr. Megala, as habilidades do Capitão Átomo são em grande parte nuclear da natureza e envolvem batendo na força nuclear forte, a energia que se liga prótons e nêutrons no núcleo. Os átomos físicos de Adão são constantemente de dividindo, dando-lhe um poder incrível. Seu corpo mantém a integridade por instantaneamente re-fusão destes átomos, mas o uso extremo de seus poderes pode interferir com neste processo e, fazer com que a forma do Capitão Átomo se torne instável. Isto leva a um medo de que em algum momento o cérebro do Capitão Átomo perca sua estabilidade molecular, e ele não será capaz de corrigi-lo antes que ele prejudica sua consciência ou faz com que ele sofra alguma forma de morte cerebral.

                         Na nova realidade, Nathaniel Adam foi apenas o Capitão Átomo por alguns meses e ainda está explorando suas habilidades, aprendendo constantemente novas facetas para eles, tais como a sua capacidade de perceber as transmissões sem fio a partir de telefones celulares e computadores. Ele frequentemente retorna ao o Continuum, de modo que o Dr. Megala e os seus funcionários possam lhe ajudar a entender melhor suas habilidades e, ocasionalmente, para que eles possam estabilizar seu corpo quando ele parece estar com problemas. O mundo em geral olha sobre Capitão Átomo com desconfiança, devido à incerteza sobre sua agenda e a natureza de suas habilidades. 

                               Alguns temem que ele esteja vazando radiação, e potencialmente envenene aqueles que ele entra em contato. Vários observaram que a Liga da Justiça possa ter rejeitado o Capitão Átomo, para a adesão deste a equipe, devido a suspeita de quão perigoso este é. Apesar disso, Nathaniel escolhe tentar usar seus poderes para ajudar os outros na Terra, clandestinamente, se necessário. No entanto, durante uma briga com Megala, que tinha tomado o controle de Firestorm corpos, Atom é forçado a absorver uma enorme quantidade de energia liberada que divide suas moléculas apart na timestream. Uma dessas peças é encontrado no século 31, onde está o nomes próprio do Nathaniel Adym. 

                    Adym havia se tornado um agente de Echo, um ramo secreto dos Police Ciência designados para monitorar o timestream. Como parte das suas funções, ele interagiu com os membros da Legião de Super-heróis presos no passado, na Legião perdida, juntamente com seus subordinados agente Jocelyn Lure e agente Yera Allon . Adym é visto pela última vez escapamdo da ameaça de sua própria bomba de singularidade, lançando-se para o passado.

2-   Poderes:
A-   Couraça de metal alienígena: o corpo do Capitão Átomo é totalmente revestido por um misterioso metal extraterrestre, que o torna virtualmente indestrutível e que lhe permite aceder ao campo quântico;

B-   Manipulação do campo quântico: a relação simbiótica do Capitão Átomo com o metal extraterrestre que lhe serve de couraça possibilita a sua conexão ao campo quântico. Isto permite-lhe absorver e manipular enormes quantidades de energia, dependendo apenas dos limites da sua própria imaginação;

C-    Voo: a energia absorvida permite-lhe voar acima da velocidade da luz;

D-   Superforça: o nível de força do Capitão Átomo permite-lhe ombrear com pesos-pesados como o Superman;

E-   Autossustentabilidade: não necessita de água, alimentos ou oxigénio para sobreviver;
F-   Produção de matéria: consegue gerar matéria com a mesma facilidade com que produz energia;
G-   Transmutação atómica: habilidade de manipular a matéria ao nível dos átomos;
H-   Interface tecnológica: habilidade de se conectar telepaticamente a computadores e sistemas informáticos;

I-     Deslocamento temporal: através da sua ligação ao campo quântico, consegue viajar para o futuro;
J-    Invulnerabilidade

3-   Curiosidades:
A-   Mudança de editoras: Foi em plena Crise nas Infinitas Terras que, a par das restantes personagens da Charlton Comics entretanto adquiridas pela DC, o Capitão Átomo se estreou no universo da editora. Inicialmente, as suas histórias tinham lugar na Terra 4, a qual seria posteriormente incorporada na renovada cronologia da DC. Data assim de fevereiro de 1986 a derradeira aparição desta versão primitiva do herói atómico, nas páginas de DC Comics Presents nº90.

                     Mais de um ano volvido, em março de 1987, foi introduzida a renovada versão do Capitão Átomo no universo DC pós-Crise. A qual, ainda que se mantendo fiel à essência da personagem, apresentava diferenças substanciais.

B-   Fraqueza: Se absorver demasiada energia de uma só vez, o Capitão Átomo poderá ser arrastado por um salto quântico involuntário, que o deixa à deriva no fluxo cronal. Dependendo do tipo de energia absorvida, poderá ser lançado no passado ou no futuro.

C-   Watchmen: Após a compra dos direitos de várias personagens da Charlton Comics por parte da DC, Alan Moore pretendia usá-las na aclamada saga Watchmen. Perante a recusa da DC, Moore optou por usá-las apenas como inspiração às personagens da sua história, tendo o Dr. Manhattan sido decalcado do Capitão Átomo (vide Do fundo do baú: Watchmen).

D-   Flashpoint: Nas hqs da saga, de linha alternativa, “Flashpoint”, Adam nunca fez os experimentos que lhe fizeram ele no Capitão Átomo. Ele controla um grupo de operações, do Projeto 6, que ataca o Gladiador Dourado, pois o Adam pensava que este era um Atlante ameaçador.
E-   Reino do Amanhã: Apesar de sua curta participação, o design do Capitão Átomo é deveras impressionante.


                  Aqui, seu design dourado contrasta com as linhas vermelhas de seu traje, que formam o desenho de um átomo.
                    Foi a morte do Capitão Átomo durante um combate contra Magog que desencadeou nos eventos principais do Reino do Amanhã e no retorno da Liga da Justiça.
F-   Legend´s of Tomorrow: 
 Aquele logotipo “Atom” na tela, quando Ray estava na corrente sanguínea de Kendra? Parece bem família, mas não dos quadrinhos que você está pensando.
Estranhamente, parece um pouco com o logo utilizado pelo Capitão Átomo nos anos 80 – um personagem que não apareceu ainda no Arrowverso, mesmo que ele divida vários membros coadjuvantes e vilões com o Nuclear, então, muitas pessoas do seu círculo já apareceram.


4-   Mídias:
4.1- Animações:
   A- Liga da Justiça: Sem Limites: Nesta animação incrível, Adam é uma massa desencarnada de energia dentro de seu traje especial. No desenho ele chega a lutar contra ao Superman, devido a um projeto militar chamado Cadmus. 

       B- Justiça Jovem: Adam é visto como um dos membros da Liga do primeiro episódio do desenho, chamado de “Independence Day”. Na 2° temporada, após os membros fundadores da Liga sumirem para limparem seus nomes, Adam é que assume o posto de líder da equipe.

          C- Batman: Bravos e Destemidos: Nesse desenho, Adam é um herói egocêntrico, arrogante e não possui nenhum respeito pelo BATMAN (como assim cara, vai a merda), por este não ter poderes. Mas na luta contra a Força Maior, o membro da Liga da Justiça Internacional perde seus poderes, e aprende com o Aquaman o valor de ser herói.  

            D- Flashpoint: No filme animado, baseado em “Flashpoint”, Adam é o Capitão Átomo. Neste filme é mostrado ele preso pelos Atlantes, pois foi dar fim a guerra sem planos, sendo usado no futuro, pelo Aquaman, como uma bomba nuclear, destruindo todo o mundo.

             E-Superman/Batman: Inimigos Públicos: Neste desenho, o Capitão Átomo lidera uma equipe (constituída pela Zatanna, Poderosa, Mulher-Gavião, Shazam, Major Força, Raio Negro e Estelar), que trabalha sob o comando do presidente Luthor. Neste filme animado, eles tem a difícil missão de capturar Superman e o Batman. 

G-   Teen Titans Go: O Capitão Átomo aparece como membro da Liga.


2.2- Games:

O Capitão Átomo aparece nos games, da Dc, Injustice e DC Universe Online.

                  E aí galera, gostaram da matéria? O que acham do Capitão Átomo? Curta nossa página, nosso blog, e não esqueça de olhar nossa próxima matéria (que palpitará sobre quem morrerá em Esquadrão Suicida). Até mais.
             Curta nosso blog em:https://www.facebook.com/comicspiece
           Veja nossa análise de Batman vs Superman: A Origem da Justiça (versão estendida) em: http://comicspiece.blogspot.com.br/2016/06/batman-vs-superman-origem-da-justica_29.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário