terça-feira, 17 de maio de 2016

Personagens Roubados: Caçador de Marte

“ Não só é a Marvel que possui uma criatura verde muito poderosa!”
                                                                                Comic´s Piece


                       Fala galera! Saudades? Pois é pessoal, eu fiquei mais de uma semana parado devido a um problema no meu computador. Mas eu já virei essa página e vamos a nossa matéria sensacional que eu preparei exclusivamente para vocês.
                   O personagem que eu vou escrever hoje com certeza você deve conhecê-lo por causa do da grande animação Liga da Justiça, da década passada. Só que hoje eu vou mostrar cada detalhe desse marciano incrível e poderoso, Caçador de Marte.

Nome real:
Martian Manhunter
Nome heroico:
Caçador de Marte/ Ajax
Nome civil/terrestre:
J'onn J'onzz (nome marciano) e John Jones (nome terrestre)
Origem:
Marte
Parentes:
 M'yrnn e Sha'sheen J'onzz (pais falecidos), M'yri'ah (esposa falecida), K'hym (filha falecida) e Ma'alefa'ak (irmão gémeo maligno)
Base de operações:
Móvel
Afiliações:
Ex-membro, entre outras, da Liga da Justiça Internacional, Tropa dos Lanternas Brancos, Renegados e Stormwatch. É atualmente membro ativo da Liga da Justiça da América.
Editora:
DC Comic´s
Criadores:
Joseph Samachson (história) e Joe Certa (arte)
Primeira Aparição:
Detective Comics nº225 (novembro de 1955)

       1-   História:
1.1-       Pré-crise:

              A história de J'onn J'onzz no Pré-Crise é ligeiramente diferente. A começar, o Dr. Erdel, que teleportou o marciano à Terra, morreu de enfarte logo após a chegada do mesmo. J'onn também não era o último marciano de sua raça; ademais, ele tinha uma rivalidade com o General Blanx, um marciano que foi responsável pela destruição da atmosfera de Marte.
                Os marcianos conseguiram construir uma colônia chamada Novo Marte. Durante alguns anos, J'Onn esteve fora da Terra, nesta colônia. Ele só participou da Liga em seus primeiros anos, e juntou-se de novo, como líder, duma fraca encarnação do grupo, pouco antes de Crise.
1.2-        Pós-crise:

                     Marte era um planeta habitado por seres cuja ciência era totalmente voltada para a vida. Os marcianos são uma raça que evoluíram a criaturas gloriosas. Enquanto isso, a Terra ainda estava na infância, e Marte já tinha uma sociedade muito aberta. Isto foi baseado na natureza muito física de Marte, cujo grande potencial físico que se rivalizava com os Kryptonianos e Daxamitas. Enfim, Marte tinha uma raça de artistas, filósofos, guerreiros. Eles viviam em paz e em harmonia... até que surgiu a grande peste.
                    J'onn J'onzz foi separado do restante de sua raça quando o cientista da Terra, Saul Erdel, criou uma maquina, que segundo ele poderia alcançar os confins do universo, a fim de verificar se existia vida inteligente. Mas ele raramente conseguia com que sua maquina funcionasse. Até que algum dia nos anos 50, seu invento funcionou. Para a sua surpresa, a maquina transportou um marciano macho com o corpo de uma pequena criança (marciana) nos braços. Ele era J'onn J'onzz, e se comunicou com Erdel telepaticamente.

                         Após J'onzz recuperar a sua saúde, Erdel estava pronto para envia-lo de volta para casa. Mas J'onn não quis. Ele estava arrasado com a praga que atacava Marte, dizimando seu povo, e com a morte de sua filha. Tudo o que J`onzz queria, era se preservar de mais sofrimento. Neste estado, Erdel aproveitou seu link telepático com Ajax para dar uma nova identidade para o alienígena. Em uma sugestão de Erdel, J'onn tentou esquecer as magoas de seu passado, e viver uma nova vida, entre os humanos. J'onn queria tornar a Terra a sua nova casa.
                        Após ensinar para J'onn a sua língua, Erdel encenou a sua própria morte, para forçar à J'onzz ir viver a sua própria vida entre os humanos. J'onzz adotou a TV como uma grande fonte de informação. Após ver os inúmeros casos de polícia (pela TV), ele decidiu lutar pela justiça. Usando seus poderes telepáticos, Ajax criou uma nova vida com passado (na mente de outras pessoas).
                      Ele tinha até ido à escola e universidade e era agora John Jones. Ele se tornou um detetive, na luta contra o crime, em Gotham City. Mas ele nunca pode esquecer o seu passado real. Por quase uma década, J'onn viveu entre os humanos como John Jones, só usando sua verdadeira forma quando tinha que enfrentar oponentes mais poderesos. Em 1968, ele simulou a própria morte, a fim de proteger a sua verdadeira personalidade. Assumiu a identidade de Marco Xavier, e enfrentou ameaças mais poderosas.
                          Contudo, ainda manteve-se escondido do mundo. Foi quando foi membro fundador da Liga da Justiça. Como um guerreiro marciano, ele permaneceu no grupo durante décadas, já que lá, poderia lutar pela justiça sem medo. Ele se tornou o mais antigo membro da Liga da Justiça, que desde então esteve diretamente ligada a sua história. Anos mais tarde retomou à identidade de John Jones, quando se transformou em um detetive particular. J'onn também fez parte da Liga da Justiça da América, e Liga da Justiça Internacional. Ele considerava a equipe como uma família.

                      Apesar de ser um brilhante líder, geralmente deixava a liderança com o Super-Homem. Em uma missão da LJI, J'onn enfrentou um vírus, e por meio da magia do Sr. Destino, J'onn se tornou um prisioneiro de si mesmo. Por meses, ele ficou sem saber o que estava acontecendo dentro de si. Isso levou à intervenção de H'ronmeer, o deus marciano do fogo. Foi reconstruída a máquina de Erdel, a fim de enviar O Caçador de Marte de volta à Marte, onde J'onn poderia enfrentar H'ronmeer. Quando retornou de Marte, J'onn não tinha mais conflitos internos nem tinha mais medo de seu passado. Quando a LJI se dissolveu, ele considerou a possibilidade de retornar para o seu planeta natal, mas foi novamente convidado a reintegrar a força-tarefa da Liga da Justiça.

1.3-       Novos 52:

                 Na nova continuidade do Universo DC, introduzida em 2011 no âmbito de Os Novos 52, o Caçador de Marte começa por fazer parte da Stormwatch, uma organização secreta anteriormente publicada sob a égide da Wildstorm Comics.
                Pouco tempo depois, contudo, a DC decidiu transferir o herói marciano para a Liga da Justiça da América. Tal com os restantes membros da equipa, patrocinada pelo governo norte-americano e sob a tutela férrea de Amanda Waller, o Caçador de Marte foi selecionado para ser a salvaguarda de um dos integrantes da Liga da Justiça. Na eventualidade de esta ficar fora de controlo, o protocolo de contenção determina que J'onn seja a contraparte do Super-Homem.


               2-   Poderes:

                     Devido à sua panóplia de poderes (vários deles idênticos aos do Super-Homem), o Caçador de Marte é uma espécie de "canivete suíço" dos super-heróis. As suas habilidades derivam da sua fisiologia marciana. Desconhece-se, no entanto, se se trata de uma condição natural comum a todos os da sua espécie ou de uma modificação genética induzida em somente alguns indivíduos.
                Sabe-se apenas que a complexa estrutura molecular marciana se assemelha a uma rede de polímeros extremamente flexíveis e resistentes, além de aparentemente autossustentáveis. Característica que permite aos habitantes do Planeta Vermelho alterarem a seu bel-prazer a sua cor, forma e massa corporal.
                  Do vasto catálogo de talentos do Caçador de Marte, destacam-se assim os seguintes:

A- Invisibilidade: Reajustando mentalmente os seus biopolímeros, estes deixam de refletir a luz, tornado J'onn invisível ao olho humano. Com um maior grau de concentração pode mesmo tornar-se indetectável em quase todas as frequências do espectro eletromagnético (incluindo ultravioleta e infravermelho);

B- Transformismo: De longe a mais incrível habilidade do Caçador de Marte, permite-lhe assumir qualquer forma que deseje, bem como replicar objetos inanimados;
C- Desmaterialização: J'onn consegue atravessar matéria sólida. Embora não haja certezas sobre a origem deste poder, especula-se que derive das suas habilidades psicóticas. Outra hipótese sustenta que ele poderá transferir temporariamente a sua massa para outra dimensão, ficando etéreo como um fantasma enquanto ela lá permanece;

D- Percepção extrassensorial: O Caçador de Marte dispõe de nove sentidos e possui  dons precógnitos;
E- Telepatia: Um dos mais poderosos telepatas da galáxia, J'onn consegue, mesmo a grandes distâncias, ler mentes com extrema facilidade. Pode igualmente reprogramar o subconsciente de um indivíduo levando-o a esquecer de ou a acreditar em algo. Às suas extraordinárias habilidades telepáticas, J'onn associa ainda a capacidade de mover objetos com a mente (telecinesia);

F- Regeneração acelerada: Graças ao absoluto controlo que tem sobre a sua estrutura molecular, o Caçador de Marte consegue regenerar quase instantaneamente tecidos orgânicos danificados e membros amputados;

G- Visão marciana: À semelhança do Super-Homem, J'onn dispõe de poderes oculares de amplo espectro consistindo em visão calorífera, telescópica, microscópica, infravermelha e de raios X;
    A este impressionante rol, somam-se ainda:
H- Força, velocidade e resistência sobre-humanas;
I- Poder de voo;
J-Multilinguíssimo;
K- Q.I. superior;
L- Longevidade

     3-   Curiosidades:

3.1- Medo de Fogo: J'onn tem sido apresentado como tendo um ponto fraco para o fogo. Na Era de Prata, ele temia tanto o fogo que chegava a ficar inconsciente quando o via. Mais tarde, foi explicado que o fogo é um inimigo natural de todos os marcianos. Na Era de Bronze, essa fobia veio a se tornar mais definitiva, fazendo-o perder lentamente seus poderes e, eventualmente, a consciência. Nos Novos 52, foi revelado que ele tem uma fraqueza psico-somática ao fogo, decorrente da destruição traumática da raça marciana.

3.2- Morte: Após ser capturado por Dr. Light e o Efígie, o Libra esfaqueou o coração do Caçador de Marte tentando matá-lo. De repente, o corpo de J'onn volta para sua forma natural marciana e envia projeções psíquicas de si mesmo e membros da Liga da Justiça atacando os membros da sociedade secreta até que Libra acertou o golpe fatal.
                 Em seus momentos finais, J'onn transmitiu uma mensagem telepática para a Liga da Justiça. Naquela noite, depois que seu corpo foi descoberto, o Superman, Batman, Lanterna Verde e Canário Negro começam a se lembrar dos bons momentos do Caçador.
                    Seus restos mortais foram enterrados em uma pirâmide do Egito, que foi colocada em Marte, numa cerimônia com a presença de muitos heróis.

3.3- Tropa dos Lanternas Negros: Não muito tempo depois de sua morte, um anel de poder negro ligou-se a um dos dedos do Caçador de Marte.
                  Devido ao seu grande poder, seu cadáver foi reanimado como um dos primeiros Lanternas Negros. Ele viajou para a Terra confrontado Hal Jordan e Barry Allen em um cemitério da cidade de Gotham. Os três lutaram, e grande parte dos membros mortos da Liga da Justiça se juntaram a J'onn.
                   Como todos os Lanternas Negros, este não era verdadeiramente J'onn. Seu espírito não habitava mais seu corpo.

3.4- Ma'aleca'andra é uma referencia a C.S. Lewis: No idioma nativo dos marcianos, o nome do planeta é "Ma'aleca'andra", uma referência à "Malacandra," o nome usado pelos habitantes de Marte para se referir ao planeta no romance de C. S. Lewis, "Além do Planeta Silencioso".

3.5- Ele ama bolachinhas (ou biscoitinhos):

                 Durante seu tempo com a Liga da Justiça J'onn desenvolveu um vício em bolachas (ou biscoitos, tanto faz, por favor não discutam isso nos comentários!).
                  O Gladiador Dourado e o Besouro Azul escondiam todos os biscoitos (ou bolachas) que conseguiam, para que J'onn usasse todo o seu intelecto tentando encontrá-las.
                  A brincadeira até que começou bem, mas terminou mal para Gladiador Dourado e Besouro Azul.
  3.6- Ajax: Já se perguntou o porquê do nome do Caçador de Marte ser diversas vezes traduzido como Ajax?
                    Bom, a resposta é simples. Quando o personagem esteve nas mão da extinta Editora Brasil-América, havia a necessidade de fazer com que as palavras pudessem ser encaixadas de forma prudente nos balões de fala, então foi inventado o nome Ajax, para que coubesse no formato adotado no Brasil.
                     Este nome foi mantido pela Editora Abril, mas quando a Panini adquiriu o direito de publicação dos personagens da DC o nome do "Martian Manhunter" foi localizado adequadamente para o Brasil como Caçador de Marte.
                     Nos desenhos animados "Liga da Justiça" e "Liga da Justiça: Sem Limites" ele voltou a ser chamado de Ajax para facilitar a dublagem.

                        3.7- Identidades Secretas:
                  O Caçador de Marte agora encontra-se em um mundo estranho e diferente. Sabendo que ele não poderia voltar ao seu planeta, onde tinha esposa e filha, M'yri'ah e K'hym, a quem amava profundamente.
                      J'onn se adaptou à civilização humana, na tentativa de encontrar uma nova vida entre nós. Usando suas habilidades de mudar de forma, ele criou várias identidades ao redor do mundo, para ver a vida de todos os pontos de vista possíveis.
                   T omou as formas de homens e mulheres de todos os tipos, e até mesmo animais. Ele passou grande parte de seu tempo usando a identidade de um homem chamado John Jones, um detetive falecido.  J'onn gostava deste disfarce em particular, já que ele ainda possuía uma forte paixão para o combate ao crime.
                  J'onn revelou-se como um super-herói quando ele ingressou na equipe "Experiência da Justiça" como o Espectro de Bronze, cuidando para não revelar as extensas formas de suas habilidades marcianas. No entanto, o seu tempo com a equipe foi curto.
                      Pouco antes de se transformar no Espectro de Bronze, J'onn percebeu a chegada de uma pequena nave espacial alienígena no Kansas. Quando os Kents chegaram, ele tornou-se invisível para evitar a detecção deixando a criança kryptoniana segura com eles, mas estava preocupado com o poder que ele iria possuir um dia.
                      Ele retornou oito anos depois como Josh Johnstone e trabalhou como ajudante na Fazenda Kent, seu objetivo era ver como a criança alienígena estava se integrando a sociedade humana, poderia inclusive dizer que Clark Kent acreditava mesmo ser um ser humano.  Ele teve ainda mais certeza de "heroicidade" do garoto quando o jovem Clark o defendeu de bandidos racistas em Smallville.


         4-   Mídia:
4.1- Desenhos Animados:
A- Super Choque: Em Static Shock , ele aparece no episódio "Uma Equipe Muito Especial", juntamente com a maioria dos outros membros da Liga da Justiça.
B- Justice League (2001-2004) e Justice League Unlimited (2004-2006): Em 2000, estreou a série animada Justice League Animated, trazendo a Liga da Justiça formada por Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Mulher-Gavião e Caçador de Marte. A série mantêm uma certa fidelidade com os quadrinhos, principalmente na personalidade dos heróis. Último sobrevivente de seu planeta, veio à Terra para avisar sobre a invasão dos marcianos brancos que devastaram seu mundo e acabou ingressando na Liga da Justiça. Apesar de algumas diferenças em relação aos quadrinhos, o super-herói marciano é um dos mais poderosos membros da Liga. No original, a dublagem de J'onzz é feita por Carl Lumbly. E, no Brasil, por Dário de Castro. Em 2002, surgiu uma nova série da Liga Justiça, uma continuação da antiga: Liga da Justiça Sem Limites, apresentando centenas de personagens novos. Nesta série, J'onn apenas mantêm-se na Torre da Liga coordenando tudo, até que passa por uma crise e desaparece, deixando o cargo de coordenação para o Sr. Incrível.

C- The Batman: Dorian Harewood exprime o personagem em The Batman série animada. Ele usa o disfarce de detetive John Jones para avisar Batman sobre "a união", uma ameaça alienígena vindo para Gotham. Apesar de não estar na mesma continuidade, sua aparência é muito parecida com a sua aparição na Liga da Justiça série (as únicas diferenças reais sendo que as suas características são mais angulares e que ele usa shorts).

D- Young Justice: Martian Manhunter aparece na Justiça Jovem série de TV dublado por Kevin Michael Richardson . Miss Marte é sobrinha de o Caçador de Marte em bastidores do show.Como as histórias originais da Era de Prata, do show tie-in de quadrinhos revela que Marte ainda é densamente povoada e que J'onn ainda tem família morando lá. Ao assumir uma identidade secreta earthbound, Caçador de Marte tem a aparência de um Africano -americano homem e usa o pseudônimo de "John Jones". Em "à prova de falhas", Martian Manhunter coloca Young Justice através de um exercício de treinamento da mente em ordens de Batman, que acaba indo terrivelmente mal quando Miss Marte leva a morte simulada Artemis 'duro. Martian Manhunter acabou por ter de entrar no exercício de treinamento da mente para corrigir este batendo Miss Marte para fora do transe. Enquanto Capitão Marvel conforta Miss Marte sobre o que aconteceu, Martian Manhunter diz Batman e Tornado Vermelho que em termos de força bruta, a telepatia de Miss Marte é o mais forte que ele encontrou, incluindo o seu, em comparação.

E- Batman: The Brave and the Bold: O Caçador de Marte aparece no Batman: The Brave and the Bold episódio "Darkseid Descendente" dublado por Nicholas Guest . Ele é um membro da Liga da Justiça Internacional . Ele aparece em "Shadow of the Bat!", Onde ele e o resto da JLI tentar parar Batman depois que ele é transformado em um vampiro. O vampiro Batman tortura J'onn inserindo sua mente e forçando-o a reviver as mortes violentas de sua esposa e filha. Em "Night of the Batman!", Ele cuida e mantém um Batman feridos de deixar o Satellite.

4.2- Séries:
A- Liga da Justiça: No episódio-piloto da obscura série televisiva Justice League of America (1997), o Caçador de Marte foi interpretado por David Odgen Stiers, um igualmente obscuro ator. O referido episódio foi suficiente para ditar o cancelamento do projeto.

B- Smalville: Por volta de 2006, na série Smallville, no episódio Statix, surge um misterioso herói com seu rosto sempre desfocado e com olhos vermelhos. Sim, é J'onn J'onzz, fazendo uma participação no que viria a ser a Liga da Justiça. Nessa série, John Jones é interpretado por Phil Morris.


C- Supergirl: Em 2015-2016 ele aparecerá e fará parte do elenco da serie da Supergirl, e tem sua primeira aparição no episodio 7, em “Human For A Day”.


4.3- Animações:
A- Liga da Justiça: Nova Fronteira- Em 2008, com o longa animado Liga da Justiça: Nova Fronteira, o Caçador de Marte surge de forma fiel à obra-prima de Darwyn Cooke vencedora dos prêmios Eisner, Shuster e Harvey.


B- Liga da Jstiça: Crise nas duas Terras- Jonathan Adams dubla o Caçador de Marte no filme animado, Liga da Justiça: Crise nas duas Terras. Ele também tem uma contrapartida Crime Syndicate chamado J'edd J'arkus (uma brincadeira com os marcianos " Tars Tarkas " dos Edgar Rice Burroughs Barsoom romances) que foi morto durante uma incursão por Lex Luthor e Jester. No filme, o Caçador de Marte se apaixona por Rose Wilson .

C- Justice League: Doom- Caçador de Marte aparece no filme de animação Justice League: Doom , com Carl Lumbly reprisando seu papel de Justice League e Justice League Unlimited .
D- Lego Batman: Caçador de Marte aparece no filme de animação Lego Batman: The Movie - DC Super Heroes Unite , uma adaptação do jogo de vídeo do mesmo nome , com Cam Clarke reprisando seu papel.

E- Lego DC Comics Super Heroes: Caçador de Marte aparece no filme de animação Lego DC Comics Super Heroes: Justice League: Attack of the Legion of Doom , na voz de Dee Bradley Baker . 

 4.4- Games:
A- O Caçador de Marte é um personagem jogável em heróis da Liga da Justiça expressas por Daniel Riordan . Ele também aparece como um personagem não-jogável em Justice League Heroes: The Flash.

B- Martian Manhunter aparece em Injustiça para Todos .
C- Martian Manhunter aparece em Justice League: Chronicles.
D- Martian Manhunter aparece como um NPC em DC Universe Online , dublado por Dwight Schultz . Na campanha herói, ele auxilia os jogadores quando Circe apresenta como Mera a fim de obter Aquaman a atacar Metropolis.

E- Martian Manhunter é referenciado em Mortal Kombat vs DC Universe . Depois de derrotar o Exterminador , Flash contata a  Mulher Maravilha , que precisa dele em Gotham City. Quando o Flash é influenciado pela raiva, Wonder Woman pergunta se ele está bem, dizendo que ele foi executado dna cidade em cidade por horas. Ela teria perguntado Martian Manhunter para ir para Gotham vez, mas o Flash vê os seus sentidos saírem.
F- Martian Manhunter aparece em Lego Batman 2: DC Super Heroes , na voz de Cam Clarke . Ele aparece como um membro da Liga da Justiça e um personagem jogável.
G- Caçador de Marte é um lutador para download no Injustice: Gods Among Us, com Carl Lumbly reprisando seu papel. Ele também aparece como um cartão de suporte no IOS App, E também participações especiais no fundo da arena Watchtower. No final do Caçador de Marte (que também está relacionado com o modo de história), ele trabalhou em Atlantis na forma do Atlante Real arquivista (dublado por Alan Tudyk ) e conheceu o Aquaman a partir de uma dimensão paralela. Quando ele descobriu sobre os heróis da dimensão paralela (incluindo o seu Aquaman) vindo para parar o regime de Superman, ele auxiliado pelos principais operações de resgate em Gotham e Metrópolis. Uma vez que o regime foi derrotado, Martian Manhunter procurou uma nova geração de heróis para formar uma nova Liga da Justiça.

H- Martian Manhunter aparece como um personagem jogável em Lego Batman 3: Beyond Gotham , dublado por Ike Amadi. Ele é um dos principais personagens da história.
I-             Caçador de Marte em referenciado em Batman: Arkham Cavaleiro . No GCPD sede, o nome "John Jones", a identidade secreta do herói, pode ser visto em uma placa listando detetives turnos.





            E aí galera, gostaram dessa matéria? Então curta nosso blog e nossa página no facebook, além de nos seguirem no twitter. Provavelmente amanhã haverá uma matéria bem divertida para vocês e não sei se vou fazer uma análise de X-men: Apocalipse nesse fim de semana (pois não quero ver o filme, pois acho que vai ser uma bosta). Até mais.

Curta nossa página em:https://www.facebook.com/comicspiece
Siga-nos no twitter em: https://twitter.com/comic_piece

Um comentário:

  1. Adorei. Aprendi muito lendo a matéria. Ele é meu personagem favorito da DC.

    ResponderExcluir